CONHEÇA NOSSA CAMINHADA

A caminhada começa por uma estrada reta. É o que eu achava. Porque mais na frente eu descobriria que a vida nos leva a lugares que não estavam em nossos planos. Me chame de Allan da Mimorável. Tudo começou em 2018, quando eu trabalhava como freelancer, desenvolvendo logotipos para empresas (tentei, na verdade). O negócio não estava dando certo, mas um dia a “estrada” me deu uma curva que me levou a construir a Mimorável. Uma cliente viu no meu Instagram comercial uma foto de uma marca que desenvolvi para uma colega que fazia quadrinhos de papel, de moldura de papel. E por engano, ela achou que eu que fazia os quadrinhos. Entrou em contato comigo e pediu um orçamento para o casamento dela. A oportunidade caiu bem na minha mão. Eu fui direto para o youtube pesquisar como que fazia esses quadros, precifiquei e passei o orçamento. Bom… A cliente sumiu e nunca me retornou. Mas se eu tivesse oportunidade de falar com ela eu agradeceria com muita alegria. Pois depois corri para o shopping e comprei os primeiros papéis, régua, estilete, etc. E fiz os primeiros quadrinhos, tirei foto, postei no Instagram… Ual! Meus quadrinhos estavam chamando atenção e as vendas começaram a aparecer. Eu com meu perfeccionismo, criei molduras de papel que as pessoas achavam que eram de madeira. Eu fazia questão de deixar um acabamento perfeito. O meu quarto era meu atelier, uma cama e uma mesa vermelha de bar, era onde comecei a construir a minha carreira.  Logo minha família começou a ver que eu levava jeito para trabalhos artesanais e começou a me apoiar.

Em paralelo, Joelma, minha mãe, tinha uma empresa de quentinhas em casa que deu muito certo! Mas depois quebrou. Então chamei ela para fazer parte da Mimorável, que antes se chamava Allan Design. E essa união deu muito certo. Juntou todo o conhecimento em atendimento ao cliente e experiência da vida dela com a minha criatividade e vontade de empreender. Hoje a Mimorável carrega a essência dessa união, afeto, atenção e humanidade. Juntos, saímos do meu quarto, fomos para a sala, abrimos nossa loja no quintal, abrimos a loja na avenida e… voltamos para casa para investir no On-line.

O ensino médio acabou e… Faculdade de Design! Lá ganhei um olhar diferente, senso crítico, técnicas (que inclusive me ajudou a criar o nome Mimorável), conhecimento sobre soluções visuais. Mas sabe o que mais deu retorno para a história da Mimorável? Uma denuncia de direitos autorais que recebi, tarde da noite no direct do instagram, de uma artista que eu era fã. Eu quando vi a notificação, pensei: Ela me notou! Quando abri a mensagem, veio o banho de água fria. Ela me acusou de ter copiado ela. E era verdade… Eu havia feito um kit personalizado que uma cliente pediu para fazer parecido com o dessa artista. E o estraga já estava feito. Bom… O estrago foi uma virada de chave. Eu estava me sentindo muito mal com o que tinha acontecido. Pedi desculpas, apaguei as postagens que ela pediu e pensei: Vou criar minha própria estampa! Então comprei minha caneta digitalizadora (um equipamento utilizado para desenhar no computador com as mãos). Foi um desafio! Meus traços não eram legais. Eu achava que não leva jeito. Mas no dia dos pais eu fiz uma taça personalizada com meu primeiro desenho. Decidi arriscar, divulguei o presente e vendi. Comecei a desenvolver uma identidade única com minha caligrafia. As pessoas reconheciam que era diferente. No Pinterest começamos a fazer barulho, chegamos a ter uma audiência mensal de quase 1 milhão de pessoas espalhadas no Brasil que estavam admiradas pela nossa arte. Recebi mensagens pedindo a “fonte de texto”, mas eu dizia que era autoral, feita à mão. Outros pediam para eu vender as estampas ou até repassar de graça, mas eu não cedia. Pois as minhas clientes, que se tornaram maioria mulher, estavam procurando por presentes exclusivos e não queriam presentear com mais do mesmo. Elas estavam querendo se destacar. Então ser autoral passou a ser a minha principal missão. Hoje os produtos da Mimorável possuem meus traços, cheios de curvas e referências da natureza, da flora e fauna da minha cidade e da caligrafia autêntica que desenvolvi. Quem vê, sabe que é da Mimorável!

Mas então! Além de designer, eu sou empreendedor e a Joelma também. E a Mimorável só superou 7 anos de lutas graças ao SEBRAE e as pessoas que fazem parte dessa instituição a qual somos imensamente gratos. Pois para empreender precisamos de apoio, de pessoas que seguram as nossas mãos quando desistir é a única porta que a gente enxerga. E escrevo esse parágrafo com lágrimas nos olhos me recordando de tudo o que passamos para chegar até aqui. E o SEBRAE foi nosso porto seguro que iluminou a nossa caminhada com conhecimento e motivação para seguir os nossos sonhos. Nos ensinou que, ainda que a única porta seja (DESISTIR), a gente como empreendedor temos o poder de quebrar a parede e fazer a porta que queremos com inovação e propósito.

Tem uma frase que escuto muito na minha cidade: — Mimorável! Eu conheço esse nome de algum lugar…— Pois então: Além das nossas clientes que são fãs do nosso trabalho e fazem questão de indicar para todo mundo, das varias feiras que participamos como vendedores e vários encontros de networking, alguém acreditou em nós: Raíssa e Meline (apresentadoras do EufemeaCast), que contavam várias histórias de mulheres inspiradoras e influentes da cidade de Maceió. E a Mimorável patrocinou o presente das entrevistadas. Nós éramos fãs do trabalho delas, tinha um propósito lindo dando voz para tantas mulheres. Nossos produtos eram divulgados por algumas influentes que se apaixonaram com sinceridade do nosso trabalho, e o nome da nossa marca passou por Maceió como um avião cheio de sementes soltando pelo ar. E aprendemos que parceria só se faz com quem a gente acredita e ao mesmo tempo acredita na gente, na nossa história e no propósito. O EufemeaCast lutou por alguns anos, até que acabou. Mas hoje a Raíssa comanda o Portal Eufemea, que hoje é premiado nacionalmente. E apesar de não patrocinarmos mais com nossos produtos, seguimos apoiando o projeto, compartilhando suas notícias e admirando a trajetória do Eufemea.

Durante 3 anos seguidos desenhei estampas autorais, todas carregam o sentimento verdadeiro de alguma cliente. Nadja, Mércia, Bianca, Salete, Ayane e muitas mulheres incríveis que nos ajudaram a construir a Mimorável investindo na experiência de presentear com nosso trabalho. Essa empresa tem um pouco de cada uma.

A história é longa né? A caminhada que começou reta, teve muitas curvas, montanhas, precipícios, campos de flores, desertos. Nós realizamos o sonho de ter uma loja com vitrine. Linda, do jeitinho que sonhávamos. Nossa equipe de 2 se tornou 3 com a Isabela, que possui uma mão minuciosa na produção dos presentes. Passaram 2 anos e não suportamos as despesas. Afinal somos uma loja online, nossas vendas quase não aconteciam dentro da loja, e sim no celular. Voltamos para casa, mas com uma bagagem de conhecimento ainda maior e com a Isabela junta com a gente, nos apoiando e dando palavras de fé. Até que nos últimos 6 meses passamos por grandes desafios que arrancaram lágrimas dos nossos olhos. E só a fé em Deus nos fez suportar.

E chegamos aqui… Olho para frente e vejo que ainda há muito a caminhar. Mas não temos pressa, pois não sabemos aonde Deus vai nos levar. E continuaremos sempre buscando sermos melhores, diferentes, humanos, inovadores e sonhadores. O Site da Mimorável está pronto para atender o Brasil e continuar a escrever novos parágrafos para essa história. Obrigado a todos por fazer a gente se sentir tão especial.

Com carinho, Allan e Joelma da Mimorável.

MEU CARRINHO 0
Open chat
Fale conosco!
Mimorável
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?