Começo respondendo esta pergunta assim: Antiprofissional é não entender a necessidade do seu cliente.
Ao longo de quase 7 anos frente das vendas da Mimorável, observei que a maioria dos nossos clientes são mulheres, pois nossa linha de produtos é criada para essa essência especial que toda mulher tem, com seu jeitinho único de ser.
Percebi que frequentemente recebia mensagens no WhatsApp e no Instagram após as 20h. Paralelamente, assistia a alguns vídeos de empreendedoras reclamando sobre clientes que as contatavam fora do horário de atendimento, afirmando que eles deveriam saber que elas também têm vida… coisas desse tipo. No meu coração, pulsou um sentimento de tristeza, pois me coloquei no lugar dessas clientes, que só têm esses momentos para pegar o celular e pensar em um presente especial para alguém. A empatia me fez abrir o coração para essas mulheres, e comecei a atendê-las. Não importa a que horas minhas clientes Mimoráveis falem, se eu estiver acordada e com o celular próximo, respondo com amor. Já realizei vendas durante a madrugada, sem problema nenhum.
Fiquei muito satisfeita com a disponibilidade de horário para atender ao cliente. Você foi muito atenciosa e a sua disposição pra atender faz toda a diferença! Produtos lindos e atendimento maravilhoso! 💖☺️
—Yana Martins – Psicóloga
Vejo a palavra “Humanizar” em todo lugar, mas, na prática, não é bem assim que alguns empreendedores agem. E alguns que fazem, é só pelo marketing. Mas o que não é verdadeiro não permanece. Primeiro temos que SER, para depois FAZER.
Aqui na Mimorável, nosso cliente é a estrela principal. Nosso propósito é resolver o problema dele. Não somos perfeitos, mas, através da importância que damos em ouvir sua dor com empatia, buscamos resolver e ajudar com dedicação e amor.
Um dia convenceram a gente a implantar o chatbot no nosso Whatsapp. Investimos dinheiro nisso. E nossas clientes odiaram. O chatbot não ficou nem 2 meses e já estávamos perdendo vendas. Cancelamos o contrato imediatamente com a empresa e voltamos ao atendimento humanizado. Nossas clientes ficaram aliviadas!
Porque o propósito de uma empresa não é só sobre nós, é sobre o nosso cliente também. Pois ele é quem é responsável por sua empresa está em pé.
Agora me diga? Atendimento fora do horário comercial é antiprofissional? Sim e Não… A questão é: Você entende o que a sua clientela precisa? Reflita, nisto.
A conclusão é: você não é profissional por sua rigidez com as regras de atendimento. Se você vende, você também compra. E se você também é um comprador… então você entende o porque sua cliente está falando com você as 9 da noite. Se você não entende isso, provavelmente você vai atender a cliente no outro dia e ela não vai visualizar a mensagem. E você vai achar que é por raiva… mas é só porque ela só tem tempo mesmo as 9 da noite.
Acabamos de lançar nosso site. Agora, nossos queridos Mimoráveis poderão fazer seus pedidos e solicitar personalizações a qualquer hora, literalmente, e estamos muito felizes por isso. Mas o whatsapp sempre estará aberto para nossas clientes, mesmo que já seja 21:00h.
Aqui, você será sempre Mimorável!
Com amor,
Joelma da Mimorável.
2 Replies to “Atendimento fora do horário comercial é antiprofissional?”
Natália
Entender a dor do outro é sempre importante.
Mimorável[ Post Author ]
Sempre! ♥♥♥